MONITORAMENTO

Programa Desempenho

O Programa Desempenho – anteriormente chamado de Programa de Acompanhamento Econômico-financeiro das Cooperativas (GDA) –, oferece às cooperativas auxílio à gestão e tomada de decisões por meio de indicadores econômicos, financeiros, sociais e de RH.

Ele permite comparar o desempenho do negócio com resultados consolidados de outras cooperativas e de empresas do mercado que atuam no mesmo segmento e na mesma região, ao longo de um período pré-estabelecido, gerando indicadores estratégicos para aprimorar a gestão.

Em 2022, como estratégia para o atendimento a um número maior de cooperativas no programa, o Sescoop/SP manteve a realização de devolutivas no formato virtual – as reuniões foram realizadas presencialmente somente quando solicitado pela cooperativa.

De acordo com o planejado, em 2022 realizou-se o 6º ciclo de devolutivas do Ramo Agropecuário, 5º ciclo do ramo Saúde e Crédito, 3º ciclo do Ramo Infraestrutura – Segmento Energia e o 2º ciclo do Ramo Consumo.

  • 144 cooperativas assistidas
  • 156 devolutivas
  • 853 gestores estratégicos participantes

Em 2022, foi ampliado o número de devolutivas para o Ramo Crédito e teve início a preparação para realizar devolutivas para o segmento Pais do Ramo Consumo.

Segundo avaliações de dirigentes de cooperativas, o Programa Desempenho, com o acompanhamento de indicadores em tempo ágil e a possibilidade de comparação aos grupos consolidados, tem proporcionado melhorias na gestão, auxiliando dirigentes e gestores a obterem um olhar mais preciso às estratégias tomadas, possibilitando aprimoramento na atuação para alavancagem de resultados.

Alguns dirigentes informaram que reverteram perdas, saíram de indicadores desfavoráveis e tornaram suas cooperativas mais robustas, com cooperados recebendo uma melhor remuneração por sua produção. Além disso, destacaram que o Programa Desempenho viabiliza a oportunidade de acompanhar os resultados e indicadores a qualquer momento, enquanto a devolutiva enfatiza o entendimento detalhado, sanando dúvidas e favorecendo trocas de conhecimentos de forma mais dinâmica e produtiva.

Para a direção das cooperativas, em relação à devolutiva do Programa Desempenho, os grandes diferenciais são o estreitamento de relacionamento, a apresentação em sequência lógica com visão macro e micro, a utilização de matrizes de risco e os comparativos com o grupo a que pertencem.

Para melhor aproveitamento das informações fornecidas nas devolutivas, são orientações recorrentes às cooperativas: buscar o retorno de resultados positivos, mantendo controle das despesas operacionais; aproximar-se positivamente da média de rentabilidade do grupo Desempenho; ter atenção com a sinistralidade (no caso das cooperativas operadoras de planos de saúde); planejar ações na direção de melhorias, controlando custos e dispêndios; garantir o resultado operacional para fazer frente aos compromissos financeiros; atentar-se para os fatores que prejudicam a margem líquida, estar atento ao cenário econômico e ao ambiente externo.