Desenvolvimento Humano
Este relatório tem por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no âmbito do Desenvolvimento Humano para as cooperativas paulistas. Trata-se de um conjunto de atividades cujo propósito é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à profissionalização da gestão cooperativista, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cooperativas.
No que se refere ao ambiente externo, apesar do contexto impactado pela nova variante do coronavírus (Ômicron) que causou aumento no número de infecções, não houve aumento proporcional no número de óbitos, o que permitiu a execução de atividades presenciais previstas no planejamento. Além disso, soluções realizadas de forma remota foram incorporadas pelas cooperativas e pelo Sescoop/SP, como as devolutivas dos diagnósticos e webinars.
No ambiente interno, foi disponibilizada às cooperativas uma nova ferramenta de gestão dos treinamentos, o que tornou mais ágil o atendimento e reduziu o prazo de execução de um treinamento de 20 dias para três dias, incluindo nessa solução o processo de credenciamento de instrutoria, que viabilizou a redução dos prazos.
A modalidade EAD ampliou ainda as possibilidades de atendimento das demandas das cooperativas.
- 30.488 pessoas capacitadas por Formação Profissional
- Quase 60% acima da meta estabelecida
IN COMPANY
Com o objetivo de aprimorar constantemente a qualidade dos serviços oferecidos e aumentar a eficiência dos eventos promovidos pelas cooperativas, o Sescoop/SP criou uma ferramenta denominada “In Company”, à qual foi implementada a partir do ano de 2022.
Essa ferramenta possibilitou o planejamento de todos os eventos que utilizam recursos fornecidos pelo Sescoop/SP, o que simplificou a comunicação entre cooperativas, prestadores de serviços, participantes, Sescoop/SP e demais partes interessadas, tornando possível a realização das ações e uma melhor gestão dos recursos, além de garantir total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A partir do mês de março, a execução foi retomada de forma bastante intensa, superando a meta estipulada em 58% do previsto inicialmente.

Melhorias com a implementação do sistema In Company:
- Gestão do recurso por parte da cooperativa dentro do sistema;
- Autonomia na escolha dos prestadores de serviços credenciados previamente;
- Agilidade na solicitação de um evento (três dias);
- Dispensa de documentos físicos para prestação de contas, tudo feito dentro do sistema;
- Catálogo de cursos e eventos atualizado em tempo real;
- Termo de Parceria e regras disponíveis dentro do sistema.
61.131 participações nas capacitações
VIDEOAULAS
Além das participações em eventos síncronos e presenciais, também foram oferecidas videoaulas pelo canal oficial do Sistema Ocesp no YouTube que, durante o exercício, somaram 53.143 visualizações.
As videoaulas são utilizadas em programas de integração de novos colaboradores e cooperados e em programas de cultura cooperativista organizados pelas cooperativas.
Série Introdução ao Cooperativismo


Total visualizações: 39.700
Série Gestão de Cooperativas


Total visualizações: 11.047
Série Programas do Cooperativismo Paulista


Total visualizações: 2.060
53.143 visualizações em videoaulas
(Total registrado em 31 de dezembro de 2022)
ENCONTROS PARA CAPACITAÇÃO COOPERATIVISTA
Em 2022, foram executados programas mais robustos de desenvolvimento de lideranças, tratando com mais profundidade aspectos estratégicos de negócios de ramos e buscando mais resultados com soluções de alta qualidade e específicas às cooperativas.
LÍDER AGRO SP
O Líder Agro SP, programa de desenvolvimento exclusivo para as cooperativas agropecuárias paulistas, oferecido pelo Sistema Ocesp em parceria com o Centro de Agronegócio da FGV, teve continuidade em 2022 com a segunda etapa, realizada por meio de encontros mensais com executivos das cooperativas participantes, de fevereiro a novembro. O programa contou com 120 horas de capacitação.

Após três encontros sobre Inovação e o último sobre Gestão de Risco, o módulo 5, realizado nos dias 13 e 14 de julho, abordou o tema Finanças e Financiamento no Agronegócio, com discussões sobre Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC), fluxo de caixa dos investimentos e capital de giro, critérios para análise de projetos, período payback simples e descontado, entre outros.
Neste módulo, que teve participação de 27 executivos de cooperativas, o professor Rodrigo Rasga, especialista na disciplina de Finanças, abordou, além da teoria, tudo que está havendo de mais emergente na área de Financiamento no Agronegócio. Durante a capacitação, também foi realizada uma oficina no laboratório de informática, coordenado pelo professor Marcello Romani.

Nos dias 10 e 11 de agosto, foi realizado o sexto módulo da segunda etapa do Líder Agro SP, que abordou assuntos de liderança e gestão de pessoas, com a professora Márcia Paoliello, consultora organizacional e coach executiva.


Nos dias 14 e 15 de setembro, o sétimo módulo da capacitação contou com a presença de 25 pessoas e abordou temas relacionados à logística empresarial e gestão de cadeias de suprimentos (Supply Chain Management).
Encerramento
Em 23 de novembro, foi realizada no auditório da Coplacana, em Piracicaba, a cerimônia de encerramento do Líder Agro SP. Além de Del Grande, participaram da mesa da cerimônia o presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto; o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro; e o professor da FGV e coordenador do programa Líder Agro SP, Marcello Romani. Um dos destaques da cerimônia foi a entrega dos certificados para cada um dos executivos participantes da segunda etapa.
Mas esta jornada não termina aqui. A partir da avaliação do Sistema Ocesp da capacitação, o programa desdobra-se em outras atividades e ações para o desenvolvimento das cooperativas agropecuárias.

Essa troca é muito importante, temos a oportunidade de conviver com pessoas com 30, 35 anos de cooperativismo, o que vem nos ajudando muito a formar uma base de conhecimento. […] Uma parte do curso que considero muito importante é a validação de ações que temos feito. Por exemplo, percebemos que em muitos momentos é falado sobre agregação de valor e verticalização da produção. Nossa cooperativa já nasceu com o propósito de verticalizar e no curso vemos que cooperativas que não atuam assim acabam passando por dificuldades em algum momento.
Luis Carlos Basseto – Presidente da Coopercuesta
Fiquei maravilhado com o treinamento, me sentindo um adolescente na faculdade de novo. As pautas foram muito bem escolhidas e eu acho que a troca de experiências entre as cooperativas foi um ganho muito bom. A intercooperação criada foi muito valiosa.
Geraldo Masselani – Cooperativa Agropecuária de Insumos Holambra
TRILHA LGPD
De maio a outubro, o Sescoop/SP realizou a “Trilha de Capacitação LGPD” aos profissionais das cooperativas paulistas envolvidos diretamente na implantação dos conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018). Foram apresentados os aspectos gerais da LGPD, primeiros passos para implantação, boas práticas de segurança da informação, providências com documentações, inventário de levantamento de dados, entre outros pontos.
O objetivo foi auxiliar as cooperativas no processo de conformidade à LGPD, propiciando a reflexão sobre a importância e necessidade de colher, armazenar, gerenciar e proteger dados e informações de usuários, com responsabilidade e transparência. Após as palestras de sensibilização, oferecidas entre maio e junho, os cursos foram oferecidos em módulos, divididos por temas e públicos-alvo diferentes das cooperativas.
Curso 1 – Primeiros Passos
Nos dias 20 e 21 de junho, o SESCOOP/SP promoveu o primeiro curso da “Trilha de Capacitação LGPD. Com o tema “Primeiros Passos para Implantação da LGPD na Cooperativa”, as duas turmas do encontro virtual somaram 91 participações, entre dirigentes, agentes de desenvolvimento, cooperados e colaboradores das cooperativas.

O curso foi ministrado pelo professor, consultor, palestrante, instrutor, analista judiciário TST e articulista JML, Sandro Tomazele, e pela advogada especialista em Direito Empresarial, Digital, Compliance e Proteção de Dados, Débora Nascimento, que apresentaram o contexto geral da LGPD, conceitos basilares, um roadmap orientativo de implementação, além de orientações para mapeamento e inventário de dados.
Curso 2 – Encarregado de Dados
Nos dias 18 e 19 de julho, o Sescoop/SP realizou o curso 2 da Trilha LGPD, que teve como tema o papel do encarregado de dados. Oferecido no formato EAD síncrono, o curso teve participação de 59 profissionais de cooperativas, que puderam aprender sobre conceitos da LGPD, obrigações de adequação, as vantagens de se ter como encarregado uma pessoa contratada ou um empregado da cooperativa, entre outros assuntos.

Curso 3 – Principais papéis da LGPD
Nos dias 15 e 16 de agosto, o terceiro curso da Trilha teve como tema “Principais Papéis da Lei Geral de Proteção de Dados”. A capacitação teve participação de 76 pessoas e abordou assuntos como: perfis, direitos e deveres do titular, controlador e operador de dados, temporalidade e compartilhamento de dados pessoais, governança em privacidade, entre outros.

Curso 4 – Uso de Recursos do Titular
Nos dias 19 e 20 de setembro, o Sescoop/SP deu início ao quarto módulo da Trilha LGPD, que contou com a participação de 103 pessoas e abordou temas relacionados ao uso de recursos de titular, como por exemplo em quais situações é possível a utilização; como solicitar ao titular seus dados; como lidar com empregados ou cooperados não alfabetizados; por quanto tempo guardar os dados de titulares; como eliminar adequadamente os dados capturados; entre outros pontos.

Curso 5 – Adequação da Lei nos Processos de Recursos Humanos e Departamento Pessoal
Nos dias 24 e 25 de outubro, o quinto e último módulo da Trilha Lei Geral da Proteção de Dados contou com 127 participantes e abordou a legislação em assuntos como contratos de trabalho, processos seletivos, dados de empregados e cooperados, eventos internos, uso de imagem, entre outros.

A Trilha LGPD aborda um tema de extrema importância e foi bem produtiva. Na cooperativa, temos uma comissão que trata do assunto e que já coloca em prática os conceitos da LGPD, com o objetivo de minimizar os riscos do não cumprimento.
Alberto Rocchetti Netto – Superintendente da Cocapec
Vejo o esforço do Sescoop/SP em garantir que tenhamos uma formação teórica que nos dê embasamento para aplicarmos a legislação. Tenho aprendido muito com os cursos oferecidos e ampliado a minha visão sobre a lei e suas implicações.
Rafaela Pereira – Departamento de Gente & Gestão da Cooperflora
É um tema que gera muitas dúvidas, por ser uma legislação que muda muitas coisas e que interfere no dia a dia da cooperativa, já que lidamos com dados o tempo todo. Saber como tratar esses dados e o que fazer era uma dúvida, então a Trilha LGPD é uma iniciativa muito legal.
Sara Macedo – Contadora da Coorptrans
Trilha Governança e Gestão
De junho a novembro, o Sescoop/SP realizou a Trilha de Capacitação “Governança e Gestão”, com o objetivo de disseminar boas práticas de gestão e governança às cooperativas paulistas e orientá-las como utilizar os instrumentos diagnósticos do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) para o desenvolvimento de planos de melhorias e ações estratégicas com foco em resultados.
O primeiro evento virtual da Trilha contou com mais de 90 participações, entre dirigentes, gestores e colaboradores que atuam nas áreas estratégicas das cooperativas paulistas.
Curso 1 – Interpretação dos Instrumentos
Nos dias 22 e 29 de junho, o SESCOOP/SP realizou o “Bloco 1: Curso EAD – Interpretação dos Instrumentos de Governança e Gestão. O encontro virtual abordou o passo a passo para a interpretação dos instrumentos de autoavaliação utilizados pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Bloco 2 – Governança
Em 19 e 20 de julho, foi realizado o “Bloco 2 – Governança” da Trilha. O encontro apresentou uma análise sobre o desempenho das cooperativas no Instrumento Governança para os sete critérios: Cooperados, Assembleia Geral, Conselho de Administração/Diretoria, Conselho Fiscal, Gestão Executiva, Comitês, Auditorias e Resultados.

Capacitação RH / Desenvolvimento
Nos dias 23 e 24 de agosto, o Bloco 3 abordou como o diagnóstico do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) pode ser ferramenta estratégica na área de Gestão de Pessoas, especialmente em ações de T&D vinculados ao negócio das cooperativas. O curso teve participação de 35 profissionais de 16 cooperativas dos ramos Crédito, Saúde, Transporte e Agropecuário.

Curso Planejamento Estratégico
Nos dias 14 e 21 de setembro, o Sescoop/SP realizou o Curso EAD Planejamento Estratégico, que fez parte do Bloco 4 da “Trilha de Capacitação Governança e Gestão” e teve como objetivo abordar o processo de planejamento de gestão das cooperativas.

Gestão Estratégica de Pessoas
Nos dias 10 e 18 de novembro, o curso “Gestão Estratégica de Pessoas” encerrou o ciclo 2022 da “Trilha de Capacitação Governança e Gestão”. Os participantes receberam o certificado referente à participação em cada um dos módulos temáticos realizados entre junho e novembro.

Tivemos excelentes profissionais como instrutores, em especial, neste bloco em que desenvolvemos na prática a análise de indicadores a partir de gráficos radares de devolutivas, fazendo propostas de intervenção a partir da LNTD, o que é totalmente aplicável na realidade.
Ana Lúcia Andrade – Analista de Treinamento & Desenvolvimento da Unimed de Lins
Fiquei encantada com tudo que ouvi. À medida que o Vitor foi pontuando as questões e explicando as respostas, ficava claro o que fazer para resolver os problemas que enfrentamos diariamente em nossa cooperativa. Até brinquei: achei a ‘fórmula’ para resolver estes desafios, de forma segura e muito clara.
Alda Braga de Souza – Diretora financeira da Cooperativa de Ensino de Birigui
Programa “Plano de Negócios Uniodonto 2022
O SESCOOP/SP e a Federação Uniodonto Paulista realizaram o Plano de Negócios Uniodonto 2022. O objetivo foi oferecer ferramentas e metodologias para as Uniodontos de São Paulo, visando à identificação e desenvolvimento de inovações na prestação de serviços.
O programa foi oferecido presencialmente nas cidades de São Paulo, São Carlos e Araçatuba entre os meses de junho e setembro.

No módulo de abertura, realizado em 27 de maio, na sede da Uniodonto do Brasil, em São Paulo, estiveram presentes 19 colaboradores e cooperados das Uniodontos de Jacareí, Vale Histórico, Santos, Campinas, São José dos Campos, Federação Paulista e Rio Claro.
ENCONTRO DE LIDERANÇAS E COMUNICADORES DO COOPERATIVISMO PAULISTA
Nos dias 2, 4 e 5 de agosto, o Sistema Ocesp realizou o “Encontro de Lideranças e Comunicadores do Cooperativismo Paulista”, em São Paulo, Ribeirão Preto e Marília. O evento itinerante totalizou 323 participantes entre dirigentes e comunicadores das cidades que sediaram os encontros e de regiões nas proximidades para discutir como melhorar a representatividade política e fortalecer a comunicação estratégica do movimento cooperativista.
Participações:
- 120 comunicadores
- 203 dirigentes e lideranças de cooperativas
- 323 participações registradas nos encontros presenciais






Vivemos hoje no Brasil uma necessidade de debate. Então, viajar para São Paulo, Ribeirão Preto e Marília, ter o contato com a realidade do cooperativismo, que é bonita de se ver, de praticar e de aplaudir, é uma experiência notável na minha vida profissional.
José Nêumanne Pinto – Jornalista e palestrante
PARTICIPAÇÕES EM CONGRESSOS
Outra modalidade de apoio e incentivo para as cooperativas foi por meio do custeio de inscrições em Congressos de interesse dos diferentes ramos do cooperativismo, tais como BETT BRASIL; WCM; WOCCU; CONCRED; ENCONSEL; HSM.

De 10 a 13 de maio, cooperativas educacionais paulistas, com o apoio do Sescoop/SP, participaram da Bett Brasil 2022.
Em 10 de agosto, o Sescoop/SP marcou presença representado pelo presidente Edivaldo Del Grande e pelo superintendente Aramis Moutinho Júnior. Dirigentes de cooperativas de crédito paulistas também participaram do evento.

Entre os dias 19 e 23 de novembro de 2022, o Sescoop/SP participou do Encontro Nacional dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (Enconsel). Durante o evento, a Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica premia as empresas que apresentaram as três melhores demonstrações contábeis. Na categoria cooperativa, a Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de Mogi das Cruzes (CERMC) foi a 1° colocada.
75 participações em eventos de capacitação
INTERCÂMBIOS
Visando a ampliar o conhecimento sobre boas práticas do cooperativismo internacional, o Sescoop/SP proporcionou às cooperativas a participação em quatro intercâmbios, promovendo capacitação em universidades internacionais, workshops de consolidação de conhecimento e visitas técnicas a cooperativas do exterior com o intuito de conferir soluções e iniciativas que poderiam ser replicadas aos modelos cooperativistas brasileiros.
86 participações em intercâmbios

Missão internacional do ramo Transporte em Israel entre 4 e 11 de novembro

Cooperativas da Central Sicoob SP participam de intercâmbio sobre Gestão de Riscos na Alemanha



Intercâmbio Saúde em Mondragón e Universidade Nova SBE

Cooperativas de saúde durante Intercâmbio em Madrid, oferecido pela Universidade Nova School Business & Economics, de Lisboa.
PROGRAMA RELACIONAMENTO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO COOPERATIVISMO PAULISTA
Em novembro, o Sistema Ocesp deu início à série de encontros com dirigentes dos 7 Ramos do Cooperativismo Paulista, atividade vinculada ao Programa Relacionamento, com objetivo de avaliar produtos e serviços da entidade, de forma a propiciar insumos para a agenda estratégica referente ao quadriênio de 2023 a 2026. Em 2022, as primeiras atividades foram com os ramos Infraestrutura (segmentos Habitacional e Energia) e Crédito. Os encontros discutiram os principais desafios que os ramos enfrentam, quais são as forças, ameaças e oportunidades e de que maneira o Sescoop/SP pode apoiá-los. Participaram 23 pessoas, representando as cooperativas do ramo Infraestrutura e 37 do ramo Crédito.



Planejamento estratégico com cooperativas habitacionais e de energia, em 29 e 30 de novembro.



Planejamento estratégico com cooperativas de crédito, em 30 de novembro e 1º de dezembro.
A série de encontros presenciais teve continuidade em 2023 com os demais ramos e segmentos cooperativistas.
PROGRAMA APRENDIZ COOPERATIVO
O programa Aprendiz Cooperativo passou por alterações em fevereiro de 2022, trazendo adequações à retomada ao modelo presencial e regras específicas na modalidade EAD. O Sescoop/SP adequou o conteúdo do programa e, ao final do exercício, conseguiu as autorizações para iniciar turmas na modalidade EAD, que terão início em 2023.
Formatura da Turma 28
No dia 24 de maio, SESCOOP/SP realizou a formatura da Turma 28 do Programa Aprendiz Cooperativo. A turma foi composta por jovens das cooperativas Aurora, Unimed Fesp, Central Nacional Unimed (CNU) e Sicoob Coopmil. Mais de 40% dos jovens foram efetivados nas cooperativas.



Celebração Unimed Fesp
Além da formatura do Sescoop/SP, a Unimed Fesp organizou uma celebração presencial para os jovens que participaram desta edição do Programa Aprendiz Cooperativo. O evento aconteceu no auditório da cooperativa e teve a presença dos jovens aprendizes, responsáveis, tutores e equipe da Fesp.