Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços

As prioridades do trabalho executado no Ramo Trabalho, Produção De Bens e Serviços visam ao desenvolvimento das cooperativas e ao estímulo à busca por melhorias, a partir da discussão de temas que impactam nos negócios, na segurança jurídica, na gestão e na governança das cooperativas. Sendo assim, as capacitações promovidas, eventos realizados e atendimentos executadas buscaram atender às demandas levantadas, cumprir com o compromisso de promover a perenidade do sistema cooperativista e manter a sustentabilidade desse modelo de negócio sui generis.
Os desafios do trabalho estão atrelados à baixa adesão das cooperativas aos projetos desenvolvidos e desconhecimento das especificidades ligadas ao negócio cooperativo. Nesse ínterim, tais desafios tornam-se oportunidades para desenvolver um trabalho que busque atender, cada vez melhor, as cooperativas ligadas ao Sistema.
Ações realizadas
Atendimentos Remotos;
Participação em Reunião Comitê OCB Reciclagem;
Reuniões Técnicas com Dirigentes de Cooperativas Educacionais;
Fórum Técnico Cooperativas Educacionais;
Aplicação PDGC nas cooperativas educacionais;
Projeto de Cooperação entre Sistema OCESP e DGRV – Cooperativas de Reciclagem.
Destaques
O projeto para desenvolvimento dos Ramos, a cada ano, vem buscando desenvolver ações que auxiliem na sustentabilidade econômica e perenidade da gestão das cooperativas. Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, o atendimento teve como foco auxiliar nas demandas principais das cooperativas de modo a auxiliá-las no processo de operacionalização dos seus serviços.
Preocupou-se também em levantar as principais demandas e oportunidades de atuação junto às cooperativas, para que fossem oferecidos serviços e produtos que fossem úteis no auxílio dos processos de gestão, governança e segurança jurídica.

NÚMEROS DO RAMO TRABALHO, PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS
28 Cooperativas Participantes nas Ações do Ramo TPBS
16 Reuniões Técnicas
12 Reuniões Técnicas – Segmento Educacional
RAMO TPBS NO QUADRIÊNIO
Formado a partir da nova configuração dos ramos, entre 2019 e 2020, esse novo ramo passou a englobar as cooperativas que prestam serviços especializados a terceiros ou que produzem bens, tais como beneficiamento de material reciclável e artesanatos, por exemplo. Agora, ele reúne todas as cooperativas de professores e dos antigos ramos: produção, mineral, parte do turismo e lazer e, por fim, especial.
Com a pandemia, a maioria das ações relacionadas a este ramo foi realizada de forma virtual, porém considerando sua diversidade e especificidades, com destaque para os subsegmentos educacional e de reciclagem.