Ramo Saúde

No ano de 2021, ainda sob os impactos da pandemia, as cooperativas de saúde têm a necessidade de ajustar seus serviços para atender às demandas de atendimento causadas pelas ondas e variantes que surgiram em meio à propagação da Covid-19 pelo país e pelo mundo. Podemos citar a redefinição do fluxo de pacientes, inovação em canais digitais e serviços de telessaúde, estabelecimento de novas prioridades, entre outros pontos.
No caso das cooperativas médicas, um dos focos do período foi o atendimento às resoluções da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que trata da acreditação das operadoras de planos de saúde. Já nas cooperativas odontológicas, é possível notar ajustes às novas realidade de mercado, novos concorrentes e entrantes, mesmo fato que ocorre nas cooperativas de terapias (como de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e nutrição).
Ações realizadas no ramo Saúde em 2021:
- Consultoria interna de contribuição técnica para a Formação Profissional no desenvolvimento de ações educativas, como o “Programa Qualifica”, visando à implantação da RN 452 da ANS;
- Plano de Negócios para o Sistema Uniodonto; Cooperativismo e LGPD para o segmento “Terapias”; e análise do Edital específico para cooperativas de saúde.
- Participação técnica na aplicação e análise dos diagnósticos “Gestão e Governança” (PDGC) e “Desempenho” (GDA), bem como no desenvolvimento de ações, visando à elaboração do plano de melhorias.
- Reuniões técnicas com o segmento “Terapias”.
- Uniodonto Paulista, com o acompanhamento do Sescoop/SP, teve o projeto selecionado no programa “Conexão com Startups”, realizado pelo Sistema OCB.

Em momentos difíceis como o que passamos entre 2020 e 2021, com incertezas ainda decorrentes da Covid-19, é que percebemos a importância da capacitação de dirigentes e colaboradores para termos uma gestão qualificada para nossas cooperativas, e o Sescoop/SP tem nos ajudado muito nesta questão.
Luiz Eduardo Zaccharias – Diretor-presidente da Uniodonto Paulista
É muito importante essa parceria que temos com o Sistema Ocesp, principalmente em relação à formação dos cooperados pelos cursos que se faz, com bastante instrumentação do médico para termos uma melhoração lá na ponta. Sabemos também das Missões Internacionais, com vários grupos que já foram lá pra fora, além da participação na pandemia em relação à telemedicina, quando o Sistema Ocesp nos deu um apoio e um incentivo muito grande. Temos muito orgulho desse ramo e dessa parceria.
Dr. Sulino Teixeira Forte – Unimed Centro-Oeste Paulista
Ramo saúde no quadriênio
Há quatro anos, os trabalhos voltados ao ramo Saúde traziam como foco melhorias para o sistema de saúde cooperativo; apoio em projetos nacionais, como o Programa Qualifica, além da parceria institucional em eventos e intercâmbios técnicos.
A partir de 2020, destacando-se como um dos mais fortemente afetados pela pandemia, o ramo Saúde teve ações transferidas para 2022, suspensas ou ajustadas para o formato virtual. Com isso, o Sescoop/SP promoveu ações e estratégias, buscando viabilizar a solvência das operadoras; flexibilização do uso dos ativos garantidores; além da atuação permanente e de parcerias estratégicas para mitigar os impactos no setor.
Vale citar a criação de projetos em cooperativas voltados à inovação, capacitação, adaptação acelerada em serviços de telessaúde e atenção primária à saúde – com foco no bem-estar de pacientes e prevenção de doenças.
Confira as análises do Ramo Saúde por ciclo anual: