Ramo Infraestrutura

Em 2021, a Consultoria do Ramo Infraestrutura do Sescoop/SP teve como principais atribuições atender demandas das cooperativas do ramo; organizar e participar de fóruns/reuniões técnicas em e para cooperativas, visando a discutir temas relevantes e de grande impacto para o ramo em questão e propor ações.
A consultoria também participa de reuniões dos Conselhos Especializados e/ou Grupos Técnicos do ramo, organizados pela OCB ou em instituições públicas ou privadas que tratam de assuntos inerentes ao ramo Infra; e de eventos ligados ao negócio das cooperativas do ramo.
No último ano, foram realizados atendimentos remotos, devido à situação de pandemia; reuniões do Conselho Consultivo e/ou Grupos Técnicos; e uma capacitação das Cooperativas do Segmento de Energia, que teve como objetivo desenvolver as competências técnicas e aprimorar a gestão das cooperativas, contribuindo na busca de melhores práticas da Gestão e Governança Cooperativa.
Por fim, as atividades desenvolvidas no ano de 2021 proporcionaram uma maior interação entre as cooperativas, o que permite criar um ambiente favorável para a constante troca de experiências e informações com vistas ao fortalecimento do ramo.
Atender às demandas apresentadas pelo ramo é o objetivo principal das ações executadas pela consultoria, visando ao desenvolvimento das cooperativas. Em 2021, 15 cooperativas foram atendidas pela consultoria.


Quadriênio 2018-2021
Em 2018, foi realizado o Formacoop em 9 cooperativas de Infraestrutura e dois encontros regionais do ramo para apresentação de dados do PDGC. Também foi realizado um Fórum Técnico em Bauru que recebeu 35 pessoas.
A consultoria do ramo Infraestrutura atuou em 2019 para o fortalecimento da representação das cooperativas frente aos desafios da gestão em um setor altamente regulado. Para isso, atuou junto à Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de São Paulo (Fecoeresp) na realização de um Fórum Técnico e na aproximação com órgãos do governo, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério de Minas e Energia.
Realizado em novembro de 2019 com o tema “Novas competências para novos negócios”, o Fórum Técnico do Ramo Infraestrutura reuniu cerca de 31 participantes de 11 cooperativas na cidade de Bauru para debater regulação, diversificação de produtos e serviços, novos negócios e inovação, entre outros assuntos.
Em 2020, já sofrendo os impactos da pandemia, as cooperativas de Infra puderam participar da live “Contratação no mercado livre de energia e novas possibilidades para o setor”.