Ramo Consumo

Desde o início da pandemia, as cooperativas de Consumo buscaram se adaptar à nova realidade mundial por meio de protocolos que visam à segurança e à saúde. Os empreendimentos adequaram suas lojas e supermercados para a proteção dos cooperados, clientes e colaboradores, seguindo todas as exigências da Vigilância Sanitária. Também atuaram na prevenção para evitar ações que pudessem prejudicar os consumidores, como as práticas abusivas de preços praticadas pelos fornecedores.
O trabalho desenvolvido pela Consultoria do Ramo Consumo visa ao desenvolvimento sustentável das cooperativas e ao estímulo à busca por excelência nos processos e na gestão, a partir da discussão de temas que impactam os negócios, na segurança jurídica e tributária, na gestão e governança das cooperativas.
Gestão 2018-2021
Em 2018, a implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA) avançou bastante entre as cooperativas do ramo Consumo. O Sescoop/SP criou indicadores específicos para o ramo e já monitora informações de 12 cooperativas.
No mesmo ano, foi realizado o Fórum Técnico do Ramo Consumo, que contou com a presença de presidentes, diretores e técnicos de cooperativas. Palestras e debates visaram ao fortalecimento do setor, abordando temas jurídicos e tributários, soluções financeiras, o programa de diagnóstico econômico-financeiro (GDA), gestão de clientes e novas tendências do varejo.
Já em 2019, a atuação da consultoria em projetos como a Central de Consumo para compras coletivas e o Fórum Técnico do Ramo Consumo, além da atuação transversal em projetos como o GDA e PDGC.
Neste ano, o Sescoop/SP também esteve presente à Assembleia Geral Ordinária (AGO) da COOP Brasil, que contou com a participação de nove cooperativas de consumo filiadas à Central, sediadas em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.
Em 2020, as cooperativas de consumo no segmento supermercadista estavam entre os negócios do País que foram impactados positivamente pela pandemia. O aumento de vendas no setor iniciou-se no primeiro bimestre de 2020 e foi reforçado com o início da quarentena, quando os consumidores deram prioridade ao aumento das compras para se manterem abastecidos, graças a ações como: auxílio emergencial, antecipação do 13° salário e liberação do FGTS. Com o objetivo de desenvolver e promover conhecimento para as cooperativas de consumo, o Sistema Ocesp promoveu a live ”Tendências e desafios do varejo brasileiro”.
Neste ano, também foi lançado o estudo “Raio X do Cooperativismo de Consumo”, que apresenta as principais características dos negócios em que as cooperativas de consumo paulistas e brasileiras atuam, com indicadores, tabelas e infográficos inéditos, que compõem um estudo detalhado sobre o crescimento do setor nas diferentes regiões do País.