

O Sescoop/SP convida executivos que atuam com Gestão de Riscos das cooperativas de crédito paulistas, sediadas em São Paulo, centrais e singulares, para participarem do Programa Executivo Internacional 2023: Gestão de Riscos em Cooperativas de Crédito, oferecido pela renomada Academia das Cooperativas Alemãs (ADG) na cidade de Montabaur, Alemanha, de 23 de junho a 3 de julho.
O programa é aperfeiçoar mecanismos e processos de identificação e gestão de riscos inerentes às operações de crédito, auxiliando na tomada de riscos e na utilização dos recursos financeiros das cooperativas.
Serão abordadas a estrutura e organização do cooperativismo de crédito alemão, com discussões sobre gestão de riscos, auditoria e compliance, com visitas a cooperativas e bancos, que permitirão a vivência dos conceitos teóricos estudados durante aulas. Além disso, o programa vai debater mudanças na legislação brasileira do cooperativismo de crédito, que conferem mais autonomia e mais responsabilidades na atuação das cooperativas centrais em relação aos riscos de suas singulares.
INSCRIÇÕES ATÉ 5 DE MAIO.
PROGRAMAÇÃO*
Sexta-feira, 23 de Junho
Embarque em Guarulhos
Sábado, 24 de Junho
Chegada em Frankfurt
- Para quem optar pelo pacote especial oferecido pela Cooperativa Sol & Mar de Turismo e Lazer, haverá transfer do aeroporto até o hotel NH Collection Frankfurt e a hospedagem conta com café da manhã incluso.
Domingo, 25 de Junho
Chegada a ADG
- O translado que levará os participantes até a cidade de Montabaur sairá do hotel NH Collection Frankfurt.
- Visita guiada ao Castelo
Segunda-Feira, 26 de Junho
- Manhã:
Introdução: Boas-vindas, Alinhamento de Expectativas e Apresentação da Agenda
Introdução ao Sistema Cooperativista Alemão - Tarde: Seminário: Desafios atuais dos Bancos Cooperativos Alemão e do Brasil – identificando nossos principais desafios
- Noite Jantar de boas vindas
Terça-Feira, 27 de Junho
- Manhã: Gestão de Risco de Crédito em Cooperativas – perspectiva Alemã e Brasileira
- Tarde: Troca de experiências com Especialista Sênior em Auditoria Cooperativa
Quarta-Feira, 28 de Junho
- Manhã: Avaliação dos assuntos abordados: aprendizados e propostas de implantação Auditoria externa no setor cooperativo do ponto de vista da visão do praticante – desafios e comparação com a experiência dos participantes
- Tarde: Gestão de Riscos no Setor Cooperativo a Partir da Perspectiva de um Praticante.
- Noite: World Café – Encontro informal com colegas Cooperativistas da Alemanha
Quinta-Feira, 29 de Junho
- Manhã e tarde: Visita Banco Cooperativo Volksbank: Gestão de Riscos no setor cooperativo – visão dos praticantes e diferentes aspectos do gerenciamento de riscos
Sexta-Feira, 30 de Junho
- Manhã: Retorno à Frankfurt e visita ao DZ Bank
- Tarde: Workshop de encerramento e entrega de certificados
Sábado e domingo, 1º e 2 de julho
- Dias Livres
Segunda-feira, 3 de julho
- Retorno ao Brasil
*Importante: as atividades e horários da programação estão sujeitas a alterações.
Despesas
O Sescoop/SP vai custear as despesas acadêmicas do programa e a hospedagem durante os dias do curso, em apartamento single. Estão inclusos ainda café da manhã e almoço.
Cada cooperativa poderá inscrever um (01) executivo, devendo arcar com os custos de passagens aéreas, hospedagem em Frankfurt (dias livres), alimentação fora das atividades acadêmicas e seguro-viagem.
A Cooperativa Sol & Mar de Turismo e Lazer desenvolveu um pacote especial para o programa, em relação às despesas de passagens e hospedagens em Frankfurt. Entre em contato para mais informações:
Paulo Roma
paulo@solemar.coop.br
(61) 99161-2286
Danielle Mendonça
danielle@solemar.coop.br
(61) 99956-1713
Obs: Caso prefira, o participante poderá utilizar outra agência a sua escolha.
Dúvidas e mais informações
Maurício Andrade
mauricio.andrade@sescoopsp.coop.br
Sobre a Akademie Deutscher Genossenschaften – Academia das Cooperativas Alemãs (ADG)
Desde 1970, a Academia das Cooperativas Alemãs (ADG) presta serviços de alta qualidade em desenvolvimento de recursos humanos para cooperativas alemãs. Seu core business faz da ADG uma das as principais academias bancárias independentes de treinamento e gestão com foco no fornecimento de formação avançada orientada para o mercado e educação adicional, principalmente para gestores e especialistas empregados no setor cooperativo financeiro.
O portfólio de treinamento da ADG inclui programas premium de gerenciamento e treinamento, cursos universitários, seminários, workshops e fóruns/conferências em todas as áreas relacionadas com finanças e gerenciamento.
Importante: o programa dependerá de quórum mínimo de adesão para ser executado.