SESCOOP/SP > MONITORAMENTO

Diagnósticos

O departamento de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas realiza uma série de atividades integradas de diagnóstico e acompanhamento para subsidiar o planejamento das ações que visam ao desenvolvimento sustentável das cooperativas.

O departamento atua com diagnósticos de Identidade, Desempenho Econômico-Financeiro e Governança e Gestão, além de outras fontes de informações – como ameaças e oportunidades nos segmentos de atuação do cooperativismo, legislações e normas regulamentadoras. O departamento recepciona, trata e transforma essas informações coletadas em soluções adequadas para mitigar efeitos de ameaças e tentar garantir situações favoráveis aos negócios das cooperativas.

As informações levantadas constituem a principal matéria-prima para a atuação do Sescoop/SP e são transformadas em soluções de formação profissional, assessoria técnica, intercâmbios, projetos de intercooperação, atividades voltadas à saúde e responsabilidade social, aprendizagem, dentre outros.

Diagnóstico ESGCoop

Em 2023, o Sescoop/SP participou ativamente, junto do Sescoop Nacional, da criação e validação do Diagnóstico de ESG (Environmental, Social and Governance), que buscou estabelecer critérios e métricas exclusivas para o modelo de negócios cooperativo, permitindo às cooperativas avaliarem suas práticas e determinar seu nível de maturidade. Dessa forma, elas conseguem se posicionar no mercado de forma clara e evidente.

O ESGCoop contribuirá com a profissionalização da gestão das cooperativas e estará disponível a partir de 2024.

Diagnóstico Gestão e Governança

O Sescoop/SP oferece às cooperativas o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), ou programa “Gestão e Governança”, cujo principal objetivo é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança, com uma metodologia pautada no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

61 cooperativas autoavaliadas

55 devolutivas

O Programa de Desenvolvimento da Governança e Gestão das Cooperativas tem como principal objetivo promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança, sendo aplicado por meio de dois instrumentos de avaliação, que permitem um diagnóstico objetivo em quatro níveis de maturidade: Primeiros Passos, Compromisso com a Excelência, Rumo à Excelência e Excelência, lançado em 2023.

Assim como nos anos anteriores, a metodologia aplicada é dividida nas seguintes fases: sensibilização aos dirigentes; aplicação dos instrumentos de avaliação com a participação da equipe multidisciplinar das cooperativas; devolutivas dos resultados para a diretoria da cooperativa e apoio a elaboração do plano de melhorias.

Esse ciclo se repete anualmente, com a avaliação da evolução, permitindo à tomada de decisão pelos dirigentes no sentido de potencializar ou mitigar efeitos sobre os negócios da cooperativa.

Durante as devolutivas, são apresentados os índices para acompanhamento e monitoramento da melhoria nos processos da cooperativa, gerados para cada nível de maturidade: o Índice Sescoop de Governança Cooperativa (ISGC), calculado a partir das respostas ao instrumento de autoavaliação da governança e o Índice Sescoop de Gestão (ISG), calculado a partir das respostas ao instrumento de autoavaliação da gestão, baseados nos critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

Abaixo é possível comparar a média dos índices ISGC e ISG das cooperativas aderentes ao PDGC no Estado de São Paulo com a média Nacional nos anos de 2022 e 2023.

Referência – Primeiros PassosGovernança ISGC 2022Governança ISGC 2023Gestão ISG 2022Gestão ISG 2023
Nacional63,40%63,65%66,23%66,05%
São Paulo62,35%67,81%72,40%75,68%
Referência – Compromisso com a ExcelênciaGovernança ISGC 2022Governança ISGC 2023Gestão ISG 2022Gestão ISG 2023
Nacional              86,79%87,45%87,11%88,74%
São Paulo84,12%86,99%86,52%87,41

Nas devolutivas, a equipe técnica apresenta os principais processos gerenciais que necessitam de melhorias, discutindo e sugerindo soluções.

Tanto no nível “Primeiros Passos” quanto “Compromissos com a Excelência”, houve aumento na média dos Índices ISGC e ISG, resultado do trabalho de acompanhamento e aplicação dos diagnósticos com as cooperativas e também da realização da Trilha PDGC, de aprendizagem sobre governança e gestão, realizada em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Humano.

A trilha foi oferecida ao longo de todo o ano de 2023 e teve o objetivo de disseminar boas práticas de governança e gestão às cooperativas paulistas e orientá-las sobre como utilizar e interpretar as ferramentas dos instrumentos diagnósticos do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) para o desenvolvimento de planos de melhoria com foco em resultados.

Participaram 192 pessoas, entre dirigentes e empregados das cooperativas, num total de 42 horas de capacitação (workshop, live de sensibilização e cursos EAD síncronos).

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

Em 2023, o Sescoop Nacional realizou o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão e o Estado de São Paulo participou com seis cooperativas do Ramo Saúde, quatro do Ramo Crédito e duas do Ramo Agropecuário, que receberam o Selo SomosCoop Excelência em Gestão. Este selo representa não apenas um reconhecimento, mas também um símbolo de qualidade e eficiência.

Programa Desempenho

Como estratégia para atendimento a um número maior de cooperativas no Programa Desempenho em 2023, as devolutivas foram mantidas no formato virtual. A ação foi realizada de forma presencial somente quando solicitado pela cooperativa.

169 cooperativas atendidas

212 devolutivas realizadas

749 gestores estratégicos participantes

Importante ressaltar que em 2023, foram iniciadas as devolutivas para o segmento Educacional de Pais de Alunos, do Ramo Consumo. Também foi realizada neste ano a análise e consolidação de dados para início às devolutivas de cooperativas do Ramo Transporte em 2024, incluindo, assim, mais um ramo no projeto.

Também foram realizadas devolutivas à 14 cooperativas do Ramo Saúde do estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Sescoop/RJ, com objetivo apresentar o Sistema Desempenho e capacitar a equipe da unidade estadual carioca.

Em 2023, o Sescoop/SP concluiu o 7º ciclo de devolutivas do Ramo Agro, 6º dos ramos Saúde e Crédito, 4º do Ramo Infra (segmento Energia), 3º do Ramo Consumo (Varejo) e o 1° do segmento Educacional de Pais.