SESCOOP/SP
Marketing
Em 2023, foram mantidos os dois projetos da área de Marketing do Sescoop/SP: Rede de Comunicadores e Divulgação.
O primeiro tem como objetivo aprimorar o relacionamento entre os profissionais de comunicação do Sescoop/SP e das cooperativas paulistas, proporcionando capacitação e comunicação ágil e direta entre todos os envolvidos.
O projeto Divulgação visa ampliar a divulgação do Sescoop/SP e seus programas e serviços em benefício das cooperativas paulistas.
Ao longo do ano também foram realizadas iniciativas de Identidade, que tem como objetivo suprir a instituição com materiais institucionais.
A partir de 2023, foram ajustadas as estratégias de comunicação do Sescoop/SP, com a contratação de uma agência de publicidade, que intensificou ações das mídias sociais, gerando um aumento significativo em alcance, seguidores e engajamento, conforme demonstrado abaixo:
2022 | 2023 | Percentual de aumento | |
Alcance | 17.783 | 3.155.219 | +17.642,89% |
Interações | 2.184 | 18.153 | +731,18% |
Visitas ao perfil | 2.366 | 7.796 | +229,50% |
2022 | 2023 | Percentual de aumento | |
Alcance | 7.095 | 4.982.860 | +70.130,58% |
Engajamentos | 5.139 | 9.692 | +88,59% |
Visitas ao perfil | 2.006 | 10.683 | +432,55% |
O aumento expressivo nas métricas das redes sociais, em 2023, aconteceu pelas mudanças nas estratégias de divulgação, com a criação de editoriais que trabalharam o modelo 3Hs (HERO, HUB, HELP), que significam, respectivamente, inspiração, entretenimento e educação.
Com os conteúdos organizados, foi possível ter uma frequência maior de postagens durante a semana e gerar informações mais certeiras para o público que acessa os canais do Sistema. Outro ponto determinante foi o aumento de postagens impulsionadas, que gerou um alcance maior nas comunicações.
Quanto ao canal de Youtube, em 2023, houve 54.949 visualizações nos conteúdos, conforme informado no item 4.4.3, um aumento de 9,89% em relação ao ano anterior. Houve também aumento no número de seguidores no canal do YouTube do Sescoop/SP: de 4.092 em 2022 para 4.774 em 2023.
YOUTUBE | 2022 | 2023 | Percentual de aumento |
Alcance | 50.000 | 54.949 | 9,89% |
Principais Iniciativas | Indicadores | 2023 | |
Meta Prevista | Resultado Alcançado | ||
Rede de Comunicadores | Número de seguidores – Youtube | 500 | 682 |
Divulgação | Número de visualizações | 10.000 | 55.000 |
Em relação aos resultados das ações de Marketing, a meta foi ultrapassada em 136,40%, para o número de seguidores, e 550% para o número visualizações.