SESCOOP/SP > DESENVOLVIMENTO HUMANO
Responsabilidade Socioambiental e Qualidade de Vida
Ao longo de 2023, o Sescoop/SP promoveu soluções para a melhoria da qualidade de vida nas cooperativas, por meio do apoio em iniciativas, programas e projetos destinados à responsabilidade socioambiental.
A previsão era beneficiar 103.862 pessoas, e o resultado alcançado foi de 310.660 pessoas. Com o apoio do SESCOOP/SP, as cooperativas implementaram ações internas relacionadas à saúde mental, campanhas de prevenção e vacinação, SIPATMA, entre outras, beneficiando 233.916 pessoas em atividades ligadas a projetos de Qualidade de Vida e 76.744 pessoas em ações de Responsabilidade Socioambiental, soma das ações “In Company” e da Campanha Dia C.
Projetos de Qualidade de Vida
233.916 pessoas
Projetos de Responsabilidade Socioambiental
76.744 pessoas
Qualidade de Vida + Responsabilidade Socioambiental
Mais de 310 mil pessoas beneficiadas

Nos dias 8 e 9 de julho, a Freguesia do Ó recebeu a 4ª Edição da Feira de Artes e Gastronomia, conhecida como Fagó. O evento atraiu cerca de 5 mil circulantes durante o final de semana. A responsabilidade socioambiental foi um dos pilares do evento, por meio das esquetes teatrais sobre “Cooperativismo” e “Sustentabilidade” oferecidas pelo Sescoop/SP, que também disponibilizou material explicativo sobre o tema e sobre o movimento SomosCoop para distribuição ao público visitante.

Caminhada Regional Unimed De Bem com a Vida, com apoio do Sescoop/SP, reuniu milhares de pessoas em 13 cidades no mês de agosto.
DIA C 2023
Impulsionada pela retomada das atividades presenciais em todo o estado – que propiciou às cooperativas a realização de ações que estavam interrompidas –, a Campanha do Dia C 2023 incentivou e prestou apoio às cooperativas paulistas, auxiliando-as na divulgação de suas ações de responsabilidade socioambiental, além de apoio em oficinas, esquetes e peças teatrais.
Como resultado das iniciativas, 37 cooperativas participaram da Campanha em 2023.

Ação da Unimed Regional Jaú, com apoio do Sescoop/SP, no dia 1º de julho, na Praça da República na área central da cidade, com participação do NAS – Núcleo de Atenção à Saúde/Medicina Preventiva e espetáculo Copalhaçada da companhia teatral Cia. Asfalto de Poesia.


Singulares da Intrafederativa Unimed Centro-Oeste Paulista realizam entrega dos itens arrecadados durante a Caminhada Regional Unimed De Bem com a Vida.
SEMANA MUNICIPAL DO COOPERATIVISMO
Um dos destaques do período foi a Semana Municipal do Cooperativismo 2023 (de 23 de junho a 01 de julho), promovida em especial ao Dia Internacional do Cooperativismo e Dia de Cooperar.
O intuito foi estabelecer o debate sobre o cooperativismo, com foco nos impactos do modelo de negócio na geração de renda e no desenvolvimento econômico na capital paulista. Realizada em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a ação teve início com Sessão Solene na Câmara Municipal, com a participação de cooperativas, cooperados e atores engajados com a temática.

Lives Sustentabilidade e ESG
Entre a programação especial, no dia 28 de junho, o Sistema Ocesp promoveu a live “Valores do Cooperativismo: Sustentabilidade e ESG”. Com abertura do presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, o encontro virtual abordou o tema com palestra da consultora de Sustentabilidade em Negócios, Rosilene Rosado; e participação da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Aline Cardoso; marcando o Lançamento da Campanha do Dia C em São Paulo.

Mutirão Dia de Cooperar no Ceret

No dia 1º de julho, o Sistema Ocesp, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), realizou o Mutirão Dia de Cooperar. A ação levou ao Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET) serviços gratuitos à população oferecidos pelas cooperativas Sicredi, Sicoob Unimais Metropolitana, Unimed Nacional, Uniodonto Paulista, Coopermiti, além de parceiros da SMDET.



Entre os diversos serviços oferecidos, houve circuito de aferições em saúde, orientação sobre higiene bucal, educação financeira para adultos e crianças, coleta e descarte de resíduos eletroeletrônicos, oficina de mosaico, espaço pet, dinâmicas de atividade física, música ao vivo, feira de artesanato (por meio do programa Mãos e Mentes Paulistanas), além de atendimento aos trabalhadores e empreendedores por meio do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento.