RELATÓRIO DE GESTÃO
2021
,

Formação Profissional

À frente das ações realizadas pelo Sescoop/SP para capacitar e aprimorar os talentos cooperativistas, a área de Formação Profissional realiza um conjunto de atividades que visam a desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à qualificação profissional e ao desenvolvimento humano do público cooperativista, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cooperativas.

Em 2021, com o avanço da vacinação, as cooperativas voltaram, ainda que de forma cautelosa, a realizar treinamentos na modalidade presencial, aproveitando um pouco mais as alternativas disponibilizadas pelo Sescoop/SP para a formação de seus colaboradores e dirigentes. Apesar de todas as dificuldades, a meta de participações nas ações de Formação Profissional foi superada, com cursos livres, customizados e até pós-graduação, capacitando 62.583 pessoas, sendo 65% em ações síncronas (EAD) e 35% em ações presenciais

62.583 pessoas capacitadas em ações de Formação Profissional

Principais Iniciativas 2021Meta PrevistaResultado Alcançado
Pós-Graduação387462
Formação Profissional – Qualificação8.0699.641
Formação Profissional – Aperfeiçoamento22.20016.427
Programa Aprendiz Cooperativo1.4501.099
Eventos Especiais (*)1.2300
TOTAL33.33627.629
(*) Pessoas capacitadas nesta Iniciativa estão contabilizadas nos resultados das Iniciativas de Formação Profissional, Centralizado e Descentralizado e naturezas Aperfeiçoamento e Qualificação.

Visando à melhoria contínua na oferta dos serviços prestados às cooperativas e buscando maior eficiência no planejamento das ações por elas e pela Unidade Estadual, além de aprimorar a contabilização dos resultados dos projetos e iniciativas, o Sescoop/SP está desenvolvendo uma ferramenta chamada “In Company” dentro do portal da entidade que entrará em vigor a partir do exercício 2022.

Com a permanência da pandemia, apesar da ampla vacinação em todo país, as cooperativas continuaram com cautela na realização de ações presenciais, e priorizaram as ações EAD em capacitações na forma Centralizada e Descentralizada.

O resultado obtido com o “Programa Aprendiz Cooperativo” foi mais uma vez impactado pela pandemia: cooperativas optaram, em alguns casos, por não substituir jovens ao final dos contratos. Importante ressaltar que, com a decretação do estado de calamidade pública, o Ministério da Economia excepcionalmente permitiu que as atividades do Programa continuassem a ser executadas por via remota e isso perdurou até o final de dezembro.

O resultado do projeto Pós-Graduação não sofreu impacto com a pandemia pois participantes estavam mais adaptados com o formato EAD, comprovado pela aderência de 38 cooperativas em turmas In Company.

A Iniciativa Eventos Especiais, apesar de ter sido considerada como um projeto, teve suas ações executadas e registradas de acordo com a natureza (Aperfeiçoamento, Qualificação ou Pós-Graduação). Isso justifica o resultado zerado na tabela acima. 

No entanto, as ações de Formação Profissional – tais como: Programa Inovação, Líder Crédito SP e Líder Agro SP foram alocadas dentro desse projeto.

O Programa Lider Agro SP, realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, foi composto por dois cursos, sendo o primeiro direcionado aos dirigentes das cooperativas do Ramo Agropecuário. Este módulo foi concluído no exercício de 2021 e atendeu 29 dirigentes de 24 cooperativas. Já o curso 2 será destinado a executivos dessas 24 cooperativas e acontecerá ao longo de 2022.

O programa Líder Crédito SP contou com um módulo internacional, realizado pela Universidade Católica de Lisboa, com 42 horas, que teve como objetivo desenvolver aspectos de governança, papéis e segregação de responsabilidades na gestão de uma cooperativa de crédito. Participaram 30 dirigentes e executivos das cooperativas de crédito paulista.

Em 2021, também houve a conclusão de uma turma do Programa de Inovação, que teve 38 participantes de 20 cooperativas e gerou 13 projetos a serem implantados nas cooperativas participantes.

Importante destacar que a iniciativa EAD, que consistia na aquisição de soluções assíncronas para as cooperativas, não foi efetuada em 2021 pela mudança de estratégia da unidade estadual.

Da mesma forma, o programa Auto-Gestão deu lugar à criação de programas específicos para Ramos, como exemplo Lider Agro SP e Lider Crédito SP.

A iniciativa Agente de Desenvolvimento Humano não foi executada em 2021, optando-se por reuniões virtuais com os agentes, principalmente em função da implantação da nova plataforma de treinamentos In Company.

A meta de participações para o exercício era de 60.061 pessoas e foi superada, totalizando 62.583 participações nas ações de Formação Profissional, sendo 65% desse montante em ações Síncronas (EAD) e 35% Presenciais.


Quadriênio 2018-2021

Apesar da superação da meta prevista para 2021, ao analisarmos os dados do Quadriênio 2018-2021 na área, percebemos que as ações de Formação Profissional sofreram forte impacto devido à situação de pandemia.

Em 2018, 121.136 pessoas foram beneficiadas pelas ações de Formação Profissional do Sescoop/SP. Esse número inclui os beneficiados pelo trabalho realizado para a disseminação da educação cooperativa em escolas da rede pública e cooperativas de ensino, além dos projetos voltados à sustentabilidade e à inclusão de pessoas com deficiência nas cooperativas.

Já em 2019, foram 74.175 pessoas capacitadas pelas ações da área, com destaque para as iniciativas de Eventos Especiais. Neste ano, o Sescoop/SP investiu na ampliação da oferta de cursos voltados a profissionais de áreas de apoio à gestão. Além das áreas Contábil, Jurídica e de Comunicação, que já contavam com programas de capacitação específicos, também foram oferecidos pela primeira vez programas voltados às áreas de Recursos Humanos e de Tecnologia da Informação.

Por sua vez, em 2020, período mais crítico da situação de pandemia, o resultado alcançado foi de 63.092 pessoas atendidas em projetos da área, que buscaram profissionalizar a gestão cooperativista e ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional. Além dos programas já consolidados do Sescoop/SP, foram construídas alternativas de capacitação, por meio do estabelecimento de parcerias e convênios com instituições educacionais, além de lives e videoaulas.