Ramo Crédito

Em 2021, as prioridades do trabalho executado pela Consultoria do Ramo Crédito visaram ao desenvolvimento sustentável das cooperativas e ao estímulo à busca por excelência nos processos e na gestão, por meio da discussão de temas que têm impacto nos negócios, na segurança jurídica e tributária, na gestão e na governança das cooperativas.
Dessa forma, com o intuito de buscar posicionamento no mercado e conhecer tendências para o setor financeiro, o Sescoop/SP realizou um intercâmbio técnico do Crédito em Portugal.
A consultoria do ramo Crédito também atua por meio da participação no Conselho Consultivo Estadual do Ramo Crédito (CECO/SP); na aplicação e análise dos diagnósticos PDGC e GDA; e no desenvolvimento de ações visando elaboração do plano de melhorias nas cooperativas.
A consultoria também realizou estudos setoriais do ramo em postos e agências de atendimento e mobilizou as cooperativas para a participação em programas do Sescoop/SP.
Atender as demandas apresentadas pelos Ramos é objetivo principal das ações executadas, visando o desenvolvimento sustentável das cooperativas e estimulando o debate a partir de temas que impactam os negócios e a gestão da governança das cooperativas. Acerca disso, poderão surgir novos projetos ou ações dos projetos existentes.
Intercâmbio
O Intercâmbio Técnico foi realizado em Portugal e ofereceu um curso na Universidade Católica de Lisboa, com foco em gestão de cooperativas de créditos e tendências do setor financeiro, além de visitas em cooperativas de crédito portuguesas.
O grupo foi formado por 27 participantes de cooperativas e três representantes do Sescoop/SP e o critério de seleção foi baseado no indicador Operações de Crédito, da maior para menor, de acordo com relatório do Banco Central.
Os temas identificados no intercâmbio servirão de base para um programa de formação com foco em governança e gestão em 2022.
CECO/SP
Em 2021, o Conselho Consultivo Estadual do Ramo Crédito (CECO/SP) realizou dois encontros virtuais, que debateram assuntos de interesse do ramo, como por exemplo: PLP 27/2020 (que propõe a substituição à LC 130), linhas de produtos do BNDES, intercooperação, fundos obrigatórios, etc.
Gestão 2018-2021
O Sescoop/SP conta há anos com equipe de consultores especialistas em cada um dos ramos do cooperativismo. Os profissionais da área realizam um conjunto de tarefas com foco no desenvolvimento da gestão, dentre elas a análise de cenários, diagnósticos e demandas específicas com objetivo de organizar soluções para os desafios identificados.
Confira alguns destaques da consultoria na gestão 2018-2021:
Em 2018, foi realizado o Fórum Técnico das Cooperativas Independentes. Diferenciadas por não se organizarem em torno de um sistema ou central, essas cooperativas têm necessidades específicas para atender às exigências de um mercado altamente regulado.
No mesmo ano, aconteceu o 6º Encontro de Dirigentes do Ramo Crédito em Ribeirão Preto. Cerca de 130 participantes acompanharam palestras, debates e apresentação de cases de sucesso.
Em 2019, o encontro também reuniu cerca de 130 dirigentes, conselheiros e gestores de 60 cooperativas de crédito e a programação privilegiou o espaço para o debate e a troca de experiências sobre os temas: regulação, representação política e institucional das cooperativas brasileiras, inovação no setor financeiro, auditoria cooperativa, relacionamento com o cliente e oportunidades e desafios no cenário atual e futuro.
Ainda em 2019, o Sescoop/SP viabilizou a participação de sete dirigentes de cooperativas de crédito na Conferência Mundial do Cooperativismo de Crédito (WOCCU), realizada em Nassau, capital das Bahamas. O grupo foi acompanhado por colaboradores da instituição.
Já em 2020, a consultoria precisou se adaptar ao cenário de pandemia e com o objetivo de desenvolver e promover conhecimento foi realizada a live “Transformação Digital – Oportunidades e Desafios”. No mesmo ano, ainda foi publicado o Raio X do Cooperativismo de Crédito, que apresenta o perfil econômico geral das 911 cooperativas de crédito brasileiras.